Dengue

Doença viral febril aguda de evolução benigna na maioria dos casos , transmitida pela picada de vetor artrópode(mosquito). Os principais vetores do dengue são os mosquitos Aedes das espécies aegypti(aréas urbanas) e albopictus , embora o vírus já tenha sido isolado de outras espécies de Aedes.

É a principal arbovirose (doenças virais transmitidas por mosquito) em todo o mundo e em nosso país tem se apresentado sob a forma de epidemias explosivas, sendo quase endêmica em algumas áreas.

Problema de saúde pública na Indía e em países da América Central , a dengue é um grande desafio a ser vencido. No Brasil enfrentamos inúmeras epidemias de dengue nos últimos 5 anos , sendo que no último ano (2012) a quantidade de casos novos teve queda significativa. A doença é ainda um grande problema de saúde pública em países tropicais e subtropicais.

A dengue voltou a ser uma ameaça no Brasil nos anos 90 e 2000. O ano de 2002 apresentou o número recorde de 794 mil casos e 150 mortes em todo o país, devido a uma epidemia de dengue concentrada no Rio de Janeiro. No últimos 2 anos ( 2011 e 2012 ) os números tiveram queda acentuada fruto principalmente de campanhas e ações preventivas

A dengue é uma doença espectral, tendo várias apresentações clinicas, variando de casos leves, que passam despercebidos, até casos mais graves com desidratação e, algumas vezes, com evolução para dengue hemorrágica. Não existe tratamento específico , todavia estamos em fases finais de liberação de uma vacina preventiva.